5 dicas para aumentar sua produtividade

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5 dicas para aumentar sua produtividade

O equilíbrio entre o trabalho, os relacionamentos e a sensação de bem estar: isso é produtividade. A produtividade é a sensação de missão cumprida ao final do dia!

Se em algum momento você já teve a sensação de estar improdutivo, as dicas abaixo vão te ajudar:

#1 – MAPEIE SUA ROTINA

Você começa seu dia já sabendo quais são suas prioridades? Quais tarefas precisa entregar no final do dia? Ou começa olhando para a tela do computador e pensa: “O que é que preciso fazer hoje mesmo?”. Se você faz isso, tenha em mente que está perdendo muito tempo todos os dias.

Faça uma autoanálise por uma semana: anote em quais períodos do dia você sente sua produtividade fluindo, sua energia para executar tarefas em grau máximo e em quais acontece justamente o oposto. Muitos funcionam bem no primeiro horário da manhã, mas no fim do dia já não são mais capazes de criar nada. Defina o melhor horário para o seu trabalho e faça com que você sempre consiga trabalhar sem interrupções nesse períodos.

#2 – ELIMINE OS LADRÕES DE ATENÇÃO

Os avanços tecnológicos proporcionaram a nós possibilidades antes inimagináveis. Porém, o impacto sobre a produtividade também foi grandioso. As redes sociais, o e-mail e o excesso de informações são vilões da alta performance quando mal gerenciados. Acessar estas ferramentas em horários pré-definidos, passar um filtro nos conteúdos e desativar os avisos de novas mensagens podem impactar positivamente na gestão do seu tempo diariamente.

#3 – FAÇA O DOWNLOAD DO SEU CÉREBRO

Ter várias atividades borbulhando em seu cérebro fará com que as suas noites de sono sejam mal dormidas. Diariamente, faça uma lista de todas as atividades que estão com sinal de alerta ligados em seu cérebro e, logo após, estabeleça uma ordem de prioridade. Você vai perceber que na medida que esta prática é transformada em hábito, algumas coisas sairão da sua lista, pois você perceberá que não são importantes.

#4 – ESQUEÇA A MULTITAREFA

Muitos profissionais sentem-se orgulhosos de conseguirem realizar várias tarefas ao mesmo tempo. Sinto dizer, mas se você pensa assim, está cometendo um grande erro. Um artigo publicado pela Harvard Business Review afirmou que ser multitarefa resulta em 40% de queda na produtividade bem como aumento de 10% no nível de estresse.

Simplesmente, é impossível para o cérebro humano se concentrar de forma igual em mais de uma atividade cognitiva (que exige esforço intelectual). Executar duas coisas ao mesmo tempo só funciona quando usamos a combinação de uma atividade intelectual com outra física, como correr e ouvir um audiobook, por exemplo. Organize seu dia para que seja possível executar uma tarefa por vez e só dar início a uma nova atividade quando a anterior for 100% finalizada.

#5 – DESCANSE COM QUALIDADE

Uma noite mal dormida é praticamente certeza de um dia com baixa energia. Nosso corpo precisa naturalmente desse período de descanso para recarregar suas energias. A quantidade ideal de horas dormidas irá variar de pessoa para pessoa. Porém, existem algumas boas práticas para melhorar a qualidade do seu sono. Busque dormir de 5 a 6 ciclos de sono profundo. Cada ciclo possui em torno de 90 minutos. Portanto, uma noite “completa” de sono consiste em dormir por 7 horas e meia a até 9 horas por dia.

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